top of page

Decisão de Investimento

 

Uma decisão simples de investimento: O melhor momento

 

Metódos tradicionais, como o Valor Actualizado Líquido (VAL) ou Cenários, aconselham os decisores a investir sempre que o VAL>0. Mas, na prática, os decisores não seguem sempre esta regra. Uma razão é que o investimento requer custos irreversíveis: a empresa nao consegue recuperar totalmente o investimento que fez caso queira desinvestir. Por exemplo, ela pode comprar maquinaria ou construir infraestrutura que apenas pode ser utilizado para o fim daquele investimento, e portanto não pode ser recuperado. Outra razão é que o futuro é incerto: cada investimento tem risco, e se o VAL é pequeno, então a margem para acomodar más notícias no futuro é também pequena. E finalmente, a empresa pode geralmente esperar por informação: ela tem a flexibilidade para adiar o investimento e verificar como é que as condições económicas evoluem. Nós estudamos a relevância destes factores num exemplo simples aplicado de um investimento

 

A relevância da Avaliação de Opções Reais (AOR) para o investimento pode ser melhor compreendido graficamente. Na Figura 1, nós apresentamos cinco possíveis caminhos para cash flows (projectados): dois cenários bons, um cenário médio, e dois cenários maus. Se a empresa não investe já, ela tem a oportunidade de ver como os cash flows evoluem para tomar uma decisão mais informada. A questão é: A empresa deve investir já ou esperar?

Este projecto é mais atractivo: os retornos médios (cash flows) são maiores e o risco é menor. Por isso é um melhor candidato a investimento. Ainda assim, há risco. Para melhor avaliar este projecto, e determinar se é melhor correr o risco e fazer o investimento hoje, é necessário uma análise mais cuidadosa. Ela exige a Avaliação de Opções Reais conduzida pela Watson & Noble. 

Possible paths of discounted cash flows

Valor

Figura 1

Tempo

Momento de decisão

Neste caso, existe uma forte probabilidade de um mau cenário ocorrer, o que implica um VAL negativo. Mas se a empresa espera, ela pode evitar investir num projecto com VAL negativo. Ou seja, a Opção Real de aguardar por informação tem valor: a empresa pode adiar o investimento, e evitar fazer investimentos irreversíveis com payoffs negativos. No entanto, a incerteza está sempre presente. No futuro, mesmo que os cash flows (estimados) aumentem, eles podem começar a cair. Então quando é que a empresa deve investir? Qual é a regra de investimento sugerida pela Avaliação de Opções Reais?

 

Regra Geral de AOR para Investimento: a empresa apenas deve investir hoje quando o ganho por investir hoje excede o ganho de esperar por informação (o valor da Opção Real de adiar o investimento). Noutras palavras, a empresa apenas deve investir hoje quando o VAL estimado é alto o suficiente para aumentar a probabilidade de sucesso do investimento. A Avaliação de Opções Reais avalia isso mesmo: Ela analisa a importância relativa de todas as fontes de valor, e determina o VAL mínimo para ser melhor investir hoje e não esperar por informação.

 

Na Figura 2, nós apresentamos outro exemplo. Neste exemplo, o valor esperado de cash flow  excede o do exemplo anterior. Há ainda dois bons cenários, um cenário médio e dois cenários maus, mas apenas um dos maus cenários implica um cash flow negativo. A decisão é então diferente?

Possible paths of discounted cash flows

Valor

Figura 2

Tempo

Momento de decisão

Uma decisão simples de investimento: Outras decisões relevantes

 

Para além de determinar o melhor momento de investimento, a Avaliação de Opções Reais também incorpora outras decisões estratégicas que são relevantes para a decisão hoje.

 

Consideremos dois projectos que são iguais em todos os aspectos (cash flows estimados, risco, etc.) excepto um: caso as condições económicas se deteriorem, a empresa não pode recuperar qualquer parte do seu investimento se investir no Projecto A, mas pode vender a maquinaria (com desconto) e reaplicar a infraestrutura se investir no Projecto B. Um decisor experiente prefere naturalmente o Projecto B porque oferece uma Opção Real de Abandono mais atractiva.

 

No entanto, a decisão é mais complicada quando os dois projectos diferem em cash flows estimados e risco. Se o Projecto A gerar em expectativa mais cash flows, qual é o melhor projecto? Isto depende da diferença de cash flows, e da probabilidade de que as condições económicas se deterioram forçando a empresa a fechar o negócio.

 

A importância relativa das várias fontes de valor apenas pode ser avaliada com recurso à Avaliação de Opções Reais. Apenas depois, o decisor pode tomar uma decisão mais informada e criar valor para a empresa.

 

Há ainda outras opções que são relevantes. Por exemplo, a Opção Real de Expandir. Consideremos mais uma vez dois projectos (A e B) para investir em infraestrutura para produzir um dado bem. A infraestrutura construída no Projecto A permite a empresa produzir o suficiente para satisfazer a procura actual. Mas a infraestrutura construída no Projecto B permite produzir mais do que necessário para satisfazer a procura actual.

 

Caso a procura suba, a empresa tem que investir em mais infraestrutura no caso do Projecto A, mas não o precisa de fazer no caso do Projecto B. Qual é o melhor projecto? Se o custo de investimento é o mesmo para os dois projectos, o melhor projecto é o B. Mas se os custos de investimento diferem, a decisão óptima não é tão clara. Ela depende da probabilidade que a procura suba, da diferença entre os custos de investimento dos dois projectos, e do custo de investimento necessário para aumentar a capacidade de produção no caso do Projecto A, caso a procura aumente. Isto, novamente, apenas pode ser avaliado pela Avaliação de Opções Reais para determinar o valor da Opção de Expansão.

 

As Opções Reais de aguardar por informação, de abandonar, de expandir e outras fazem parte do pensamento estratégico de um decisor experiente. A Avaliação de Opções Reais cria valor ao traduzir eficazmente o pensamento estratégico em números. A Avaliação de Opções Reais ajuda os decisores a tomar melhores decisões na melhor altura.

© 2017 WATSON & NOBLE

  • LinkedIn Basic Black
bottom of page